Tipos de depilação: descubra qual é o método mais adequado para você

Se você procura por um procedimento mais duradouro do que todos os anteriores, existe a fotodepilação – ou Luz Intensa Pulsada (LIP). Como o próprio nome já diz, esse método depilatório utiliza a energia da Luz Intensa Pulsada, que atua sobre as células germinativas dos folículos pilosos – os responsáveis pelo crescimento do pelo.

Ela pode ser usada em todas as áreas do corpo, excluindo regiões como ao redor dos olhos, ânus, saco escrotal e próximo às mucosas. A técnica deve ser utilizada com cuidado em peles morenas e negras, pois pode provocar queimaduras. Além disso, a fotodepilação é também contraindicada para quem tem diabetes, doenças neurológicas, câncer de pele, para quem utiliza medicamentos fotossensíveis e para mulheres que estão grávidas ou amamentando.

Ao contrário do que você possa imaginar, a fotodepilação não promove uma remoção definitiva dos pelos. Isso porque essa técnica apenas enfraquece os folículos pilosos, deixando o pelo mais fino e mais claro. Portanto, os resultados duram apenas alguns meses e sempre há a necessidade de se realizar manutenções.

Depilação a Laser

Sem dúvida a depilação a laser é o método mais indicado para quem quer se ver livre dos pelos de uma vez por todas. Diferente de todos os tipos de depilação explicados anteriormente, a depilação a laser é o único que oferece um resultado definitivo. Isso mesmo, você nunca mais vai ter que se preocupar em se depilar.

 

  • Como funciona

Essa técnica utiliza o raio laser para destruir os folículos pilosos, que são os responsáveis pelo nascimento de novos pelos. A luz do laser é absorvida pela melanina existente na base do folículo, perto das células germinativas do pelo, aquecendo e destruindo estas células.

Existem diferentes aparelhos que realizam a depilação a laser, mas os mais modernos são os que usam os laser de Alexandrita e Yag.

Além disso, a técnica utiliza um sistema de congelamento da pele por spray para diminuir a dor. Trata-se de um gás criógeno a -20ºC que entra em ação milésimos de segundos antes do laser ser disparado. Isso protege e prepara a pele para que a aplicação seja feita com menos dor, mais segurança e eficácia.

 

  • Quem pode fazer depilação a laser?

Qualquer pessoa pode fazer depilação a laser, não importa qual seja o seu fototipo de pele: branco, moreno ou negro. Não existem também quaisquer restrições para mulheres grávidas. O método só não pode ser aplicado em pacientes com herpes ou vitiligo ativos e que estejam se submetendo a radioterapia no local da aplicação.

 

  • Quais as principais vantagens da depilação a laser?

A principal vantagem da depilação a laser sem dúvida é o fato de que é um procedimento definitivo. Encerradas as suas sessões você nunca mais vai ter que se preocupar em se depilar. Isso representa uma economia de tempo e dinheiro para o resto da vida. Além disso, ao abandonar métodos depilatórios agressivos como a lâmina e a cera, você vai se ver livre dos cortes, machas e foliculite. Isso vai melhorar consideravelmente a qualidade da sua pele.

Ficou claro que o mercado de depilação oferece diferentes métodos, cada uma com as suas especificidades. O que você precisa é refletir sobre o que melhor te atende levando em conta o tempo de manutenção e o investimento necessário para cada técnica de remoção de pelos.

A depilação a laser é um procedimento definitivo, eficiente e seguro. O investimento é feito uma vez só e depois você estará livre dos pelos para sempre.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *